Como recuperar as músicas perdidas no seu iPod


Depois de escrever sobre como funcionava o iPod e descrever o que descobri quando tive erros no meu iPod classic G7 de 8oGb, recebi vários pedidos de pessoas que tiveram os mesmos problemas. Então comecei a trabalhar num texto este que estão lendo) sobre como recuperar esses dados perdidos.

Antes de tudo, é necessário perceber os sintomas, porque esta solução que vou apresentar aqui só vai funcionar para este caso específico. Muitas vezes pode acontecer que o seu iTunes abra e não reconheça o banco de dados porque está corrompido por algum motivo. Como aconteceu comigo da primeira vez: estava usando normalmente meu iPod e logo em seguida, liguei-o ao computador e acessei o iTunes. Quando o programa abriu, ele não reconheceu o iPod e disse que ele estava corrompido, precisando ser formatado. Naquele momento eu tinha aproximadamente uns 20Gb de músicas e filmes na memória do iPod e menos de 10 Gb livres no meu computador.

Uma coisa que aprendi com isso: o iTunes parte do pressuposto que você guarda todas as músicas no seu HD e na sua biblioteca do iTunes. Mas acontece que minha biblioteca de música era o iPod! Ele ainda funcionava como HD externo, e tinha mais ou menos uns 15Gb de backup que conseguia acessar, então o HD ainda estava funcionando. Procurei na internet e só encontrei alguns fóruns onde pessoas descreviam o mesmo problema onde a solução era formatar o iPod. Só que isso ia representar dois problemas pra mim: eu ia perder minha biblioteca de músicas e ia perder meus backups que estavam lá também.

Fucei um pouco mais e achei um artigo em inglês explicando como resolver esse problema e descobri que tudo não se passava de um problema no banco de dados do iPod! então, agora, vou explicar como recuperar o banco de dados.

A primeira coisa que você tem que fazer é liberar seu Explorer para ver arquivos invisíveis no seu iPod. Depois disso, você deve fechar o iTunes (caso ele esteja aberto). O próximo passo deve ser feito com o iTunes fechado. Em seguida, você deve encontrar o caminho /Volumes » iPod_name » iPod_Control » iTunes no seu iPod e lá você vai encontrar o arquivo iTunesDB corrompido, que deve então ser deletado. Logo em seguida, você deve abrir seu iTunes.

Ao fazer isso, ele abrirá normalmente e mostrará que a biblioteca do seu iPod está vazia. Pelo menos ele não mostrará mais o aviso de erro pedindo pra você formatar o iPod e perder todos os dados lá. Seu próximo passo é refazer esse banco de dados. Essa é a parte trabalhosa do seu trabalho, porque você vai encontrar nada menos que 50 pastas diferentes com suas músicas. Se você então procurar pelo caminho /Volumes » iPod_name » iPod_Control » Music as pastas F00 a F49, você deve adicionar todas as músicas de cada uma dessas pastas. Lembre-se que você deve adicionar os arquivos/ficheiros e não pastas. Isso é um pouco trabalhoso, eu admito, mas é a única forma que conheço para fazer isso. Você deve arrastar os arquivos do seu Explorer direto para seu iPod no iTunes.

Uma coisa que você deve atentar é que provavelmente você estará mexendo com uma quantidade muito grande de arquivos (dos vários Gbs de músicas) num sistema relativamente frágil que é do iPod, é capaz que ele esquente muito caso você tente fazer as coisas muito rápido. Eu sugiro que você faça mais devagar e talvez dar uma pausa depois da 20ª pasta.

Pronto! Todo esse processo reconstruiu o banco de dados do seu iTunes. Eu sugiro que, logo que você acabe esse processo, desabilite no Explorer o acesso aos arquivos e pastas invisíveis, pois descobri depois que mexer neles enquanto o iTunes está ligado pode danificar novamente o banco de dados. Tomando esses cuidados, você poderá muito bem voltar a usufruir dos prazeres que só o seu iPod pode dar a você.

Comments (10)

  1. Pierre Couto

    Fala ai

    Muito bom este post. Espero que seja a solucao do meu problema. Por favor.
    So nao entendi como fazer para que meu Explorer possa ver os arquivos invisiveis no ipod. Teria como voce me dizer como faco isso? E ainda onde eu vejo os outros dadso que voce colocou como o caminho /Volumes » iPod_name » iPod_Control » iTunes

    Me da uma ajuda ai… Abracao, obrigado e parabens por este post ai. com certeza vai ajudar a mt gente

  2. Ricardo

    Como fazer isso se pelo internet explorer ele não abre o IPOD? Apenas reconhece como disco removível mas nao consigo abril-lo. Da erro falando que precida formatar a unidade!

  3. miguel

    A primeira coisa que você tem que fazer é liberar seu Explorer para ver arquivos invisíveis no seu iPod. o problema e que cada vez que tento entrar no ipod dando dois cliques nele aparece a caixa de dialogo: please insert disk into drive…
    ipod classic 160gb
    partition NTFS
    uso ele apenas como HD externo

  4. Leandro

    oi amigo eu também estou com esse problema ><"
    eu não intendi direito sobre liberar o explorer para ver arquivos invisíveis =X
    Como que se faz isso? Obrigado!!

  5. Leandro

    Malz ae ><
    vc conhece algum forum ou sabe sobre algo que possa me ajudar??

  6. Ficou bem interessante, mas como meu problema é diferente não ajudou…
    MNesmo assim, Obrigado.

  7. […] E tudo que o iPod faz, ele faz via um banco de dados de músicas e filmes e podcasts e todos os outros arquivos que têm na memória do aparelho.  E como a única forma de você editar ou alterar o banco de dados é via iTunes, ele é um gadget relativamente seguro. Mas, se acontecer alguma coisa, como você desconectar o iPod sem ejetar o gadget, o banco de dados pode ser danificado, e você não mais encontrará o seus arquivos no iPod. Mas existem formas, como eu mesmo encontrei, de contornar isso sem que você precise formatar o iPod e colocar todas as músicas de novo no aparelho. Mas isso fica para um próximo post! […]

  8. deni

    tentei, mas nao funcionou bem. recuperou a lista de musicas mas elas nao tocam mais. depois de tanta caixa de dialogo de erro aparecendo no itunes, me irritei e decidi RESTAURAR, apagando T-U-D-O que eu tinha no ipod: 35gb de música, minha gente. nao sei como nao chorei. isso pq fiquei o dia TODO passando os arquivos aos poucos de 50 pastas!!!! OK, passou o desespero. tinha 7gb aqui no macbk. claro que to triste. mas tenho que me desapegar das coisas mesmo. segunda perda da semana. apple, vc conseguiu ser pior que o bill gates. nem salvar playlist eu consegui.

  9. viviane

    Ola.
    Estou com este problema, do nada, quando passava musicas para meu ipod pelo itunes, todas as musicas se apagaram do meu ipod. O disco aparece cheio, mas sem musicas, sem videos, nada. E o itunes nao reconhece meu ipod agora.
    Tentei fazer por este tutorial, porem, tambem nao entendi como liberar o explorer para ver arquivos invisiveis nem o caminho /Volumes » iPod_name » iPod_Control » iTunes. Estou ha 3 horas tentando resolver isso, e nada. Pode me dizer como faco opara chegar a estes caminhos por favor? Meu ipod e minha vida! Muuuuito obrigada!

  10. roberto

    abra o explorer, clique em organizar, clique em opções de pastas e pesquisas, depois na aba modo de exibição e procure, pastas e arquivos ocultos e marque a caixinha para mostrar estes arquivos.

Deixe um comentário