A importância do 2º turno nas eleições


DebateO mais importante em um processo democrático de eleições é o debate. Sem o debate, não temos como saber de fato quais são as propostas e  – principalmente – como é o pensamento do candidato e se ele é preparado para governar. É claro que isso acontece melhor com os cargos maioritários de senador, governador e presidente. Para os deputados estaduais e federais, o melhor é a variedade de opiniões presentes, contanto que tenham consistência com aquilo que você acredita.

Mas o debate que estou falando não é o da televisão, mas o do dia-a-dia, aquele que vemos nas ações dos candidatos e nas relações que mantêm com o povo. Durante as campanhas, nós vemos o que a mídia nos mostra e os debates dos candidatos na televisão e internet. Mas e os debates das pessoas?

Será que nós nos permitimos conversar sobre os candidatos, sobre suas propostas e ideias? Uma coisa importante é conhecer como melhor escolher seus candidatos, além de reconhecer que é a escolha pessoal que trará um melhor debate, ao invés de simplesmente votar em qualquer um ou tornar o seu voto útil. Só que mais importante do que isso é a conversa entre os eleitores.

Seu voto é importanteNão digo que a gente deve tentar convencer o outro do seu voto, pois isso não é debate mas sim pregação. Digo que devemos conversar e conhecer os outros lados, ver as necessidades. E, no nosso processo democrático isso se dá com a possibilidade de dois turnos.

O primeiro turno serve para filtrar a opinião geral da população e escolher dois candidatos que irão debater durante o segundo turno. E devemos aproveitar esses tempos para nos aprofundarmos nos debates e conhecer os diferentes pontos de vista e quem sabe até mesmo mudar de opinião.

Tem muita gente que não gosta de dois turnos, pois isso significa menos tempo de programas de televisão ou mais politicagem ocorrendo. Mas convenhamos: isso acontece com ou sem eleições e esse debate é importante, pois isso garante que nossas escolhas serão ouvidas, principalmente por nós mesmos.

Garanta o processo democrático e faça duas coisas que irão garantir que os próximos quatro anos não sejam a contra-gosto:

1) Votem em quem vocês realmente querem que vença, independente de pesquisa de intenção;

2) Garanta um segundo turno para aprofundar as ideias e conhecer melhor os candidatos escolhendo agora no primeiro turno aquele que você realmente quer que vença.

No final, essas duas dicas abam sendo só uma: utilize seu voto como ferramenta da sua escolha pessoal. Só assim iremos garantir um processo democrático sincero e verdadeiro com o ideal de toda a nação.

Comments (2)

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Pablo de Assis, Pablo de Assis, Jose Vitor Lopes, Ana Carol D'Arrigo, Marcela M. Peres and others. Marcela M. Peres said: RT @passis #nbp A importância do 2º turno nas eleições http://migre.me/1r7G4 [...]

  2. [...] teremos segundo turno para as eleições presidenciais. Não, não é necessariamente o resultado que eu queria. Não [...]

Deixe um comentário