PsicoLog Podcast 06 – Verdade e Conhecimento


PsicoLog 06 - Conhecimento e Verdade Depois de bastante tempo sem conseguir editar e lançar um episódio do meu podcast pessoal, estou de volta com uma conversa com o Leoardo Mitocôndria (@leonardo2099) sobre Conhecimento e Verdade. Esta conversa surgiu após uma longa gravação do podcast Papo Lendário sobre Conhecimento e Crença, que surgiu após longos anos sem editar uma gravação de outra conversa que tive com Leonardo para o PsicoLog sobre Conhecimento e Ciência. Neste episódio, conversamos sobre o conceito de “verdade” e questões relacionadas a isso, principalmente a conhecimentos que temos como “verdadeiros” simplesmente por não questioná-los, mas quando os questionamos, descobrimos novas coisas, novos caminhos e novas possibilidades. Por isso, sugiro que também ouçam os episódios do Papo Lendário que antecederam esta conversa, para situarem a discussão.

Duração: 59 minutos

 

Comentado neste episódio

 

Mandem E-mails

Mande e-mails e recados de voz para [email protected] com dúvidas, contribuições, elogios, críticas, perguntas, sugestões e qualquer outra coisa que você queira enviar. Toda mensagem será muito bem-vinda!

 

Assinem o feed

Se você quiser, você pode baixar este e todos os episódios do PsicoLog Podcast  assinando o nosso novo feed pelo seu agregador de feeds favorito, copiando o endereço http://pablo.deassis.net.br/category/podcasts/psicologpod/feed/. Caso você tenha o iTunes instalado e quer assinar diretamente no iTunes, basta clicar neste link: itpc://pablo.deassis.net.br/category/podcasts/psicologpod/feed/.

Assine o Feed do PsicoLog Podcast

Comments (6)

  1. Olá, Pablo. Interessante essa concepção de verdade. Não havia pensado ainda em conceituar verdade usando conceitos de significante e significado.
    Sinceramente, já cheguei a pensar o significante (palavra) como arbitrário e o significado (conceito) como algo comum a todos, tendo em mente, por exemplo, que se eu apresentasse um tapete a um alemão, a um inglês e a um brasileiro, os três o nomeariam de maneiras diferentes, mas o reconheceriam como em seu significado de tapete.
    O que me veio em mente agora foi que, em algumas culturas, o que temos como tapete é usado estritamente como cama. É basicamente o mesmo caso que você citou em um dos Papos Lendários, sobre o valor que um explorador dava ao arco de um indígena ser o mesmo que tal indígena dava ao relógio do explorador.
    Não só as palavras, mas os conceitos também, são subjetivos, é o que entendi.

  2. […] Psicolog 06 — Verdade e Conhecimento […]

  3. Washington Luiz Junior

    Olá Pablo; Olá Leonardo!!
    Quid Veritas?
    É difícil discutir um conceito que que ainda tem tanto a ser preenchido.
    Sem nenhuma pretensão, acredito que verdade seja conjuntural, momentânea, siginificado à partir de uma realidade percebível e conhecida.
    E portanto não há como tentar preencher o que não se sabe ainda o espaço que deverá ser preenchido.
    Discutir verdade é como discutir Deus, Deus como sentido de existência.
    Até porque estamos contaminados com tantos conceitos que fica muito difícil “zerar”, “esgotar”, para à partir daí construir.

  4. […] forma, podemos entender que uma mentira, por exemplo, é algo que vai contra o que seria verdade e quando mentimos sabemos que estamos mentindo pois sabemos qual é “A” verdade essencial. Uma […]

  5. […] Episódio que falamos sobre religião, crença e verdade – Papo Lendário #105 — Crer ou Não Crer – Papo Lendário #106 — Conhecendo o Conhecimento – PsicoLog Podcast 06 – Verdade e Conhecimento […]

Deixe um comentário