Grupo de Estudos Virtual: Introdução ao Pensamento Junguiano


o-GUSTAV-JUNG-hangoutJá faz algum tempo que quero organizar um grupo de estudos para lermos e estudarmos alguns textos de Carl G. Jung. Desde a época da faculdade ou estava participando ou organizando grupos de estudo, porém, nos últimos anos acabei encontrando algumas contingências que impossibilitaram a realização desses grupos.

Porém, acredito que encontrei uma forma de continuar os estudos e conseguir driblar essas dificuldades. A partir desta semana farei semanalmente – ou quinzenalmente, dependendo de como for este primeiro encontro – um Grupo de Estudos Virtual para discutirmos um pouco mais do pensamento e da obra desse psicólogo suíço.

Ele será feito via Google Hangout e caso você queira participar, basta acessar este link: Grupo de Estudos Virtual 05/03/2015, a partir das 21hs, horário de Brasília. Participando comigo estarão alguns alunos meus da faculdade, mas todos que assistirem poderão enviar perguntas e participar com comentários ao vivo. Eventualmente, poderemos abrir para quem estiver assistindo participar da conferência.

Neste primeiro encontro vamos falar um pouco sobre a dinâmica do grupo, além de aproveitarmos um pouco do tempo para tirarmos algumas dúvidas a respeito da Psicologia Analítica de Carl G. Jung. Para participar do grupo basta ter interesse e não é necessário conhecimento prévio algum da teoria.

E caso você não possa participar deste primeiro encontro, disponibilizarei o áudio da nossa conversa, editada para melhor conveniência, através do feed do PsicoLog Podcast. Fique de olho também nas próximas edições para que você possa acompanhar nossa conversa!

Carl Jung

Comments (5)

  1. Rafael

    Bacana! Acho que não terei tempo pra acompanhar de perto e fazer muitas leituras, mas vou querer ouvir os áudios 🙂

  2. Maicon S.

    Mal posso acreditar em uma semana tive duas experiências incriveis, como se fosse uma coincidência ou um “determinismo” psiquico…. estava terminando de escrever um email , que de certa forma seria um agradecimento pro todo compartilhamento de seu conhcecimento atraves desse blog que conheci essa semana e que desde entao principalmente com os podcast tem me atraido a atençao para a teoria de Jung, A outra parte do email seria um pedido de indicações de outros podcast ou sites para eu poder aproveitar melhor meu tempo podendo estudar atraves de podcasts, ou cursos online de psicologia (principalmente a Junguianista). Então me vem este post que me surpreende e intriga, como se tivesse que premeditado.

    Só para compartilhar a outra experiência incrível foi que eu queria procurar um professor meu que foi para Portual há 5 anos fazer pós-doutorado na faculdade de Coimbra, ele um seguidor de Jung. Também queria conversar com ele para trocar uma idéia e indicações de cursos e afins. Ontem em uma outra aula a professora deixou escapar que nosso professor estava de volta a Porto Alegre!

  3. Silvio Galvão Bueno

    Tudo é tão organizado, formalizado, diplomatizado, catedrático etc. Que me sinto meio constrangido/inibido em dizer que eu estou bem convicto de ter percebido uma das maiores Forças da Natureza, algo que pode mudar o pensamento e valores humano, se for reconhecido e desenvolvido cientificamente. A maioria das pessoas tem uma resistência absurda com o simples, e geralmente o principal na vida é simplesmente abundantemente…
    Gostaria de expor esta minha “descoberta”-Força da natureza- com vcs.
    Algo grandioso pode estar para acontecer, já que o tempo urge para esta “civilização”.
    Silvio Galvão Bueno T21-999621838 RJ

Deixe um comentário