Você já viu este vídeo? TED Talks


Semanalmente eu tentarei colocar na barra lateral de meu blog diferentes vídeos com temáticas relevante para mim, como psicologia, tecnologia e tudo mais! Nesta página deixarei registrado os vídeos anteriores, caso você tenha perdido algum ou queira revê-lo a qualquer momento. Caso tenha alguma sugestão, sinta-se à vontade para comentar abaixo!

 

Dan Pink e a surpreendente ciência da motivação

Analista de carreira Dan Pink examina o quebra-cabeça da motivação, começando pelo fato que cientistas sociais sabem mas a maioria dos gerentes não: recompensas tradicionais não são tão eficientes quanto pensamos. Escute histórias iluminadoras — e talvez, um caminho a trilhar.

Fonte: TED Talks

 

Andrew Solomon: Depressão, o segredo que compartilhamos

“O oposto de depressão não é felicidade, e sim vitalidade, e ela parecia fugir de mim naquele momento.” Em uma palestra tão eloquente quanto devastadora, o escritor Andrew Solomon nos leva aos cantos mais escuros de sua mente, nos anos em que lutou contra a depressão. Isso o levou a uma reveladora jornada pelo mundo, entrevistando pessoas com depressão, descobrindo, para sua surpresa, que quanto mais ele falava, mais as pessoas queriam contar suas histórias. (Filmado no TEDxMet.)

Fonte: TED Talks

 

Colin Stokes: Como filmes ensinam masculinidade

Quando o filho de 3 anos de Colin Stokes viu algumas cenas de Star Wars, ele ficou obcecado no mesmo instante. Mas que mensagens será que ele absorveu do clássico sci-fi? Stokes está procurando por mais filmes que mandem mensagens positivas aos meninos: que cooperar é heroico, e respeitar as mulheres é tão valoroso quanto derrotar os vilões. (Filmado no TEDxBeaconStreet.)

Fonte: TED Talks

 

Elif Shafak: A Política da Ficção

Ouvir histórias amplia a imaginação; contá-las nos permite pular muros culturais, abraçar experiências diferentes, sentir o que os outros sentem. Elif Shafak parte dessa ideia simples para argumentar que a ficção pode superar a política de identidade.

Fonte: TED Talks

 

Ben Goldacre: O que os médicos não sabem sobre as drogas que prescrevem

Quando uma nova droga é testada, os resultados dos testes deveriam ser publicados para o resto do mundo acadêmico — mas, na maioria das vezes, resultados negativos ou inconclusivos não são relatados, deixando médicos e pesquisadores no escuro. Nessa palestra apaixonante, Ben Goldacre explica porque esse casos não relatados de informação negativa são particularmente enganosos e perigosos.

Fonte: TED Talks

 

Sir Ken Robinson: Tragam a revolução no aprendizado!

Nessa comovente, engraçada continuação de sua celebrada palestra de 2006, Sir Ken Robinson defende uma mudança radical das escolas padronizadas para um aprendizado personalizado — criando condições nas quais os talentos naturais das crianças possam prosperar.

Fonte: TED Talks

 

Sally Kohn: Vamos tentar ser emocionalmente corretos

“Está na hora de liberais e conservadores ultrapassarem suas diferenças políticas e, de fato, ouvirem uns aos outros”, diz a estudiosa política Sally Kohn. Nesta palestra otimista, Kohn compartilha o que aprendeu como comentarista lésbica progressista, na Fox News. “Não se trata de sermos politicamente corretos”, ela diz, “mas de sermos emocionalmente corretos”.

Fonte: TED Talks

 

Eleanor Longden: As vozes em minha cabeça

Aparentemente, Eleanor Longden era exatamente como qualquer outra estudante, indo para a universidade cheia de promessas e sem preocupações com o mundo. Até que as vozes em sua cabeça começaram a falar. Inicialmente inócuos, esses narradores internos começaram a ser tornar cada vez mais antagônicos e ditatoriais, transformando sua vida num pesadelo vivo. Diagnosticada com esquizofrenia, hospitalizada e drogada, Longden foi descartada por um sistema que não sabia como ajudá-la. Longden conta a história comovente de sua jornada de anos para recuperar a saúde mental, e constrói o argumento de que foi aprendendo a escutar suas vozes que ela foi capaz de sobreviver.

Fonte: TED Talks

 

Rosie King: Como o autismo me libertou para ser eu mesma

“As pessoas têm tanto medo da diversidade que tentam encaixar tudo em caixinhas com um rótulo específico”, diz Rosie King, de 16 anos, que é atrevida, impetuosa e autista. Ela quer saber: Porque é que toda a gente se preocupa em ser normal? Ela soa como um toque de clarim para que todas as crianças, pais, professores e pessoas festejem o extraordinário. É um testemunho impetuoso do potencial da diversidade humana.

Fonte: Ted Talks

 

 

Steve Silberman: A história esquecida do autismo

Décadas atrás, poucos pediatras tinham ouvido falar sobre o autismo. Em 1975, a estimativa era de que ele afetasse 1 a cada 5 mil crianças. Hoje, 1 a cada 68 crianças estão sobre o espectro do autismo. O que causou este crescimento exorbitante? Steve Silberman aponta para “uma perfeita tempestade da consciência autista”, médicos tendo um olhar mais receptível, uma inesperada visibilidade na cultura pop e um novo teste clínico. Mas para entendermos de verdade, precisamos voltar a um médico austríaco chamado Hans Asperger, que publicou um artigo pioneiro em 1944. Como ele ficou enterrado no tempo, o autismo permaneceu em meio a um mal-entendido desde então.

Fonte: Ted Talks

 

 

Paul Bloom: Pode o preconceito ser algum dia uma coisa boa?

Nós frequentemente pensamos em viés e preconceito como enraizados na ignorância. Como psicólogo, Paul Bloom tenta mostrar, que o preconceito é, muitas vezes natural, racional e até mesmo moral. A chave, diz Bloom, é entender como nossos próprios preconceitos funcionam — para que possamos controlá-los quando eles tomarem o rumo errado.

Fonte: TED Talks

Comment (1)

  1. Tamy Araujo

    adorei assistir alguns dos seus vídeos!!!!! Parabéns !
    Sou estudante de Psicologia, curso o 5 semestre na UFMT.

Deixe um comentário